TRT-MA divulga programação do XVIII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho

Data da Notícia   Qui, 08 de Agosto de 2019 08h53min
Usuário   Nenhum
 
 

Entre as atividades estão palestras, oficinas, exibições de sistemas, visita guiada à Biblioteca Pública Benedito Leite, e reuniões
As atividades do XVIII Encontro de Bibliotecários da Justiça do Trabalho (EBJUT), sediado, este ano, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), começam no dia 4 de setembro, às 8h, com a realização da abertura oficial. A programação será encerrada no dia 6/9. O evento vai ser realizado no Auditório “Professora Maria da Graça Jorge Martins” da Escola Judicial. 
Entre as atividades previstas para o primeiro dia do XVIII EBJUT estão duas palestras para o período da manhã "O Portal da Rede de Bibliotecas do Ministério Público Federal", ministrada pela coordenadora de Biblioteca e Pesquisa do Ministério Público Federal (PGR), Luciana Sousa, e "Um magistrado aficionado por livros, leitura e bibliotecas", que será proferida pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão e membro da Academia Maranhense de Letras, Lourival de Jesus Serejo Sousa.
No período da tarde, será apresentado, a partir das 14h, o Sistema de Automação de Bibliotecas (SIABI), na versão de 2019, e integração com repositórios digitais, por Wellington Rodrigues da Silva da WJ Informática. Também terão as palestras "A evolução dos Serviços de Descoberta para as unidades de informação - tendências atuais em bibliotecas digitais, por Everson Nascimento do EBSCO; e "Leitura em meios digitais" pela professora doutora Cássia Furtado, do Departamento de Biblioteconomia da UFMA. Para encerrar o 1º dia do EBJUT XVIII, será realizada visita à Biblioteca Pública Benedito Leite, eleita uma das quinze mais bonitas do Brasil e nº 1 no quesito acessibilidade. A visita vai ser guiada pela diretora da instituição, Aline Carvalho do Nascimento.
O segundo dia do evento começa com o tema "Aprendizagem de máquina aplicada a indexação automática de documentos digitais" debatido pelo doutor em Ciência da Informação, Dalton Lopes Martins, da Universidade de Brasília. Logo após, o chefe do Setor de Segurança da Informação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT-MA, Stanley Araujo de Sousa, fará a apresentação da “Lei Geral de Proteção de Dados: aspectos na segurança da informação”. 
Ainda durante a manhã, as palestras "Design Thinking: a abordagem que foca no ser humano para solucionar os problemas e enfrentar os desafios", ministrada pelo mestre Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues, psicólogo do Tribunal de Justiça do Maranhão; "A tecnologia aplicada à pesquisa jurídica: benefícios e desafios na era do Big Data", pelo gestor de conteúdos da VLEX, Leonardo Oliveira; e a apresentação do JURIS PLENUM: as possibilidades de um website jurídico, por Gutemberg S. Braga, irão compor a programação. 
A tarde fica reservada para a palestra "Utilização do Intercâmbio entre bibliotecas jurídicas TRT’s x TST: a cooperação em rede que dinamiza o atendimento aos Serviços de Informação", que será proferida pela juíza do trabalho substituta da 3ª Vara do Trabalho de São Luís e coordenadora do Programa TRT na Escola/TJC, Angelina Moreira de Sousa Costa; e para reuniões das subcomissões com a respectiva apresentação das deliberações das comissões.
A programação do XVIII EBJUT vai ser finalizada no dia 6 de setembro. Para este dia, a doutora Valdirene Pereira da Conceição, professora do Departamento de Biblioteconomia da UFMA, ministrará a palestra "Catalogação descritiva com o uso do RDA: uso e implicações nos sistemas de gerenciamento de bibliotecas". Também serão realizadas oficinas de boas práticas, apresentadas por bibliotecárias dos TRTs, cujos trabalhos são reconhecidos pela inovação e empreendedorismo. Ao final, será feita a leitura da Carta de São Luís 2019. O encerramento está previsto para as 17h.
Realizado pelo TRT-MA, sob a coordenação do Setor de Biblioteca e Gestão Documental do TRT-MA, o evento conta com o apoio do Gabinete da Presidência, Diretoria-Geral, Escola Judicial, Secretaria de Administração, Coordenadoria de Serviços Gerais, Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Setor de Comunicação, Setor de Cerimonial, Setor de Saúde, Setor de Segurança e Inteligência Institucional e Setor Gráfico.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

Notícia lida 1008 vezes