Justiça do Trabalho entra na era do processo virtual

Data da Notícia   Sex, 09 de Fevereiro de 2007 12h00min
Usuário  
 
 

Usuários da Justiça do Trabalho terão em breve um serviço ainda mais ágil e transparente: a tramitação eletrônica dos processos. O primeiro passo neste sentido foi dado nesta quinta-feira (08/02), no 1º Encontro sobre Processo Virtual na Justiça do Trabalho, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo TRT da 10ª Região (DF e TO). Participaram do evento todos os 24 tribunais do trabalho do país.

O sistema desenvolvido pelo CNJ permite encurtar em até cinco vezes o tempo do processo, segundo o secretário-geral do Conselho, juiz Sérgio Tejada, a partir da tramitação totalmente eletrônica, via internet, dispensando o uso de papel. A ferramenta já é usada experimentalmente em tribunais de justiça estaduais. Agora, o Conselho quer estender o sistema também para os tribunais regionais do trabalho.

Na abertura do Encontro, Tejada citou o exemplo do TJ de Sergipe, que instalou o sistema experimentalmente em cinco juizados especiais. Com a ferramenta, o prazo médio de tramitação dos processos nos juizados estaduais do Sergipe caiu de seis meses para um mês. Segundo o secretário-geral do CNJ, a Justiça do Trabalho está plenamente capacitada para trabalhar com o processo virtual. "A Justiça Trabalhista está pronta para isso, com seu alto padrão de informatização", disse.

O conselheiro Douglas Rodrigues, juiz trabalhista que faz parte da Comissão de Informatização do CNJ, disse que a Justiça do Trabalho dá hoje um importante passo no sentido de combater a crítica de que a justiça brasileira é formada por ilhas que não se comunicam entre si, com o início do trabalho de adoção do sistema desenvolvido pelo CNJ para toda a Justiça.

Para a presidente do TRT 10, Flávia Falcão, a transição implica também em uma mudança de "processo mental", que, segundo ela, "é mais difícil que a mudança de uma ferramenta de trabalho". O presidente do TRT da 21ª Região (RN), Eridson Medeiros, disse que o processo virtual tem mais a ver com a Justiça do Trabalho do que com qualquer outro segmento do Judiciário. "Não há nada mais parecido conosco", disse.

Durante o encontro, Tejada ainda informou que levantamento feito pelo STF apontou que 70% do tempo do processo é consumido com o que se chama de "tempo neutro". Ou seja, o tempo perdido com atos burocráticos como carimbar, classificar, transportar, armazenar, distribuir. Com o uso do processo virtual, todos estes atos são automatizados, sem consumir tempo.

Os TRTs e o TST já vêm trabalhando num sistema de processo virtual, batizado de Sistema Único de Acompanhamento Processual (Suap). Uma das possibilidades de encaminhamento é fazer uma fusão dos dois sistemas, de maneira a otimizar o uso dos recursos. O Suap seria desenvolvido por uma fábrica de software, enquanto que o sistema de processo virtual do CNJ foi desenvolvido em software livre por técnicos do próprio Conselho, podendo ser adaptado às necessidades da Justiça do Trabalho e ser repassado aos tribunais sem qualquer custo.

Com as informações do Conselho Nacional de Justiça (www.cnj.gov.br)

Notícia lida 811 vezes