EJUD16  forma primeira turma de conciliadores do CEJUSC 

Data da Notícia   Qua, 06 de Dezembro de 2017 08h58min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Desembargador Gerson, entre os juízes Bruno e Carolina, disse que os conciliadores são vocacionados

Desembargador Gerson; juízes Bruno, Paulo Fernando, Carolina e Angelina e os conciliadores

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) formou a primeira turma de conciliadores do Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) do TRT-MA. O encerramento do Curso de Formações de Conciliadores do Cejusc foi realizado na tarde desta segunda-feira (4), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do TRT, com a entrega de certificado de conclusão de curso a 17 dos 18 conciliadores. O curso teve uma parte teórica de 40 horas, e treinamento prático de 60 horas.
Ao abrir a solenidade, o diretor da EJUD16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, parabenizou os conciliadores, ressaltando que concluíram o curso os vocacionados para a conciliação, tendo em vista que de uma a turma de 28 servidores apenas 18 foram certificados. Ele disse que a partir de agora só vai poder atuar no Cejusc quem tiver essa certificação. 
Gerson de Oliveira agradeceu aos magistrados Bruno de Carvalho Motejunas, juiz Auxiliar da Presidência; Carolina Burlamaqui Carvalho, coordenadora do Cejusc de São Luís; Angelina Moreira de Sousa Costa, coordenadora substituta do Cejusc, e Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da Ejud16, pela dedicação e empenho para a efetiva realização do curso. O desembargador, que vai completar seu mandato como diretor da Ejud no final deste mês, disse que a unidade superou as expectativas de capacitação planejadas. Mesmo passando por dificuldades financeiras e carência de servidores, a Ejud16 capacitou mais magistrados e servidores do que estava previsto.
Representando a Presidência do TRT, o juiz Bruno Motejunas também parabenizou os conciliadores, a EJUD16, e as juízas Carolina e Angelina, pelo trabalho realizado. Para Bruno, a capacitação de conciliadores é uma vitória para todos os envolvidos. Ele lembrou que a juíza Carolina assumiu a tarefa de implantar o Cejusc no Maranhão e "tem feito de forma brilhante junto com a magistrada Angelina, e hoje é uma realidade vitoriosa, algo que veio para somar". Bruno afirmou que, além do aspecto processual, visando melhorar o prazo médio e o índice de conciliação processual na capital, o Cejusc também teve como propósito valorizar o servidor e colocá-lo num papel de maior destaque como agente de solução de conflitos. "Vocês estão de parabéns por terem abraçado essa ideia e terem concluído esse desafio do curso de formação de 100 horas. É um título que merece ser valorizado. Estive nos últimos dias no Cejusc fazendo avaliação dos conciliadores e foi muito bom olhar a dinâmica, poder ver a dedicação dos conciliadores", finalizou.
Ao se manifestar, a juíza Carolina destacou a honra em participar da solenidade de formatura dos conciliadores e agradeceu à Presidência do TRT pela confiança da missão de estar à frente do Cejusc, bem como à presidente do NUPEMEC e presidente eleita do tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, pelo apoio necessário para a legitimação do Cejusc perante os advogados e a sociedade. Carolina agradeceu também à Ejud16, por ter proporcionado aos conciliadores, "uma formação de ponta, no modelo nacional e cujo grau de dificuldade é tamanho que a maioria dos TRTs sequer conseguiu concluir essa formação", salientou. Agradeceu, ainda, à juíza Angelina "que sempre auxiliou da melhor forma possível".
Com relação aos conciliadores, a juíza afirmou que  há a dedicação e vontade incessante de aprender cada dia mais, "eu acredito que é notório nosso crescimento como profissionais dedicados à conciliação e como seres humanos". Para Carolina, o crescimento passa pelo aprendizado da humanização, de trabalhar conjuntamente, de aprender a escutar e dar atenção ao próximo. "Portanto, aqui encerro desejando a todos os conciliadores mais escuta, mais empatia, mais entendimento, assim, nós somos, de fato, facilitadores de diálogo", concluiu.
Para o juiz Paulo Fernando, os conciliadores são vitoriosos. Ele ressaltou que para alguns, por não terem a formação jurídica, a capacitação foi mais desafiadora. Caso do servidor Reinaldo da Silva Barbosa, da 5ª Vara do Trabalho de São Luís. "Por isso, peço licença para homenageá-los na pessoa de Reinaldo, que quando foi indicado tinha muito receio por não ter formação jurídica, e não podia haver na 5ª VT uma pessoa mais indicada do que ele para estar no Cejusc, pois é um servidor que as pessoas gostam de sentar, fazer suas audiências", frisou. Paulo fiz que é uma questão de vocação, como ressaltou o desembargador Gerson. O magistrado disse que quando esteve como supervisor no Cejusc ficou feliz de observar a serenidade com que os servidores conduzem as audiências. "Então, quero parabenizá-los, homenageá-los, como já o fiz na pessoa de Reinaldo", acrescentou.
A juíza Angelina agradeceu à Presidência por ter dado a oportunidade de auxiliar a juíza Carolina no Cejusc. "Também quero homenagear a juíza Carolina que é um exemplo de dedicação, sempre disponível. De fato, o sucesso que o Cejusc alcançou e vai continuar tem a ver com a dedicação da magistrada e dos conciliadores". Angelina acredita que o Cejusc está ajudando a quebrar paradigmas porque ninguém imaginava que se poderia começar um processo da forma como hoje é iniciado. Eu tenho absoluta convicção de que o Cejusc já está consolidado, que a cada dia vai melhorar mais e contribuir mais para a entrega da prestação jurisdicional", observou.
A magistrada parabenizou os servidores e disse que o certificado de conclusão do curso diz muito sobre a capacidade de superação, principalmente para quem não tem formação em Direito, "mas pelo que eu pude observar, foi uma dificuldade superada com boa vontade, com as técnicas, pois vocês todos são muito vocacionados", elogiou. 
Falando em nome dos servidores, Natália Bragança Basileu, agradeceu à Ejud16 pelo curso de excelente qualidade, e à juíza Carolina que a convidou para fazer o curso. Natália elogiou a magistrada, e confessou que se sente feliz em trabalhar com uma pessoa como ela, "que é entusiasmada com a profissão, é uma juíza do trabalho que gosta do que faz, que motiva", afirmou. "A gente tem ouvido agradecimentos sinceros de advogados, das partes. Tem sido um prazer enorme trabalhar no Cejusc. Nós somos uma equipe", concluiu.
Lista de conciliadores formados:
Alexsandro de Castro Castelo Branco
Denise Moreira Reis
Carlos Mauro Nunes Muniz
Cynthia Costa Matias da Paz Santana
Everardo Pinho de Freitas Filho
Jefferson Ricardo Coelho Costa
Lúcia Maria da Silva Aguiar Sousa
Marconi Cláudio de Campos Santos
Marília Glauciane Pinto Pereira
Margareth de Jesus Silva Aroucha
Natal Rodrigues Chagas
Natália Bragança Basileu
Nayra Jeize Bezerra Santana
Nilton Celso Costa de Souza
Raimundo Nonato Costa Ferreira
Reinaldo da Silva Barboza
Renata Carvalho dos Santos
Ronnie Márcio Duarte
Fotos: Romeu Ribeiro

Notícia lida 699 vezes