História


A origem da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região está relacionada com a antiga “Escola da Magistratura do Trabalho”, criada em 15 de dezembro de 1997, por meio da Resolução Administrativa 165/97. Promovendo a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados trabalhistas e servidores no sentido de melhorar a prestação jurisdicional, a Escola propunha-se a ser um agente de fomento e execução de atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa do Direito do Trabalho e áreas afins.

Da sessão na qual foi aprovada a Resolução, participaram os Juízes Gilvan Chaves de Souza (então Presidente), Fernando José Cunha Belfort, Alcebíades Tavares Dantas, Maria Ione Martins de Araújo, Manuel Alfredo Martins e Rocha, James Magno Araújo Farias, além dos Juízes Classistas José Luiz de Oliveira Medeiros, José Leonardo Magalhães Monteiro e do representante do Ministério Público do Trabalho, Exmo. Sr. Maurício Pessoa Lima.

Em 06 de março de 2007, a Resolução Administrativa nº 34/2007 conferiu nova atribuição à Escola Judicial, que passou a ser responsável pela condução do processo seletivo de magistrados trabalhistas.

Posteriormente, por meio da Resolução Administrativa nº. 211/2008, foi instituída a “Escola da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região” – ESMATRA XVI, vinculada à presidência do Tribunal. Com atribuições mais amplas, a ESMATRA XVI era responsável não só pela preparação, formação, aperfeiçoamento, desenvolvimento e capacitação dos magistrados e servidores. Também possuía a incumbência de organizar o programa de treinamento dos Juízes substitutos em estágio probatório e acompanhar a avaliação para fins de vitaliciamento e promoção na carreira.

Finalmente, no ano de 2009, por meio da Resolução Administrativa nº. 100/2009, foi aprovado o Estatuto da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, que constituiu a configuração atual da unidade. As mudanças não se restringiram ao nome. Embora a estrutura da Escola, composta por Diretor, Vice-Diretor, Conselho Consultivo e Secretaria tenha sido mantida, foram criados três núcleos: Preparação e Formação de Magistrados, Capacitação e Desenvolvimento de Servidores e o núcleo de Educação a Distância.

Atualmente, a Escola promove mensalmente eventos de capacitação de magistrados e servidores, além do módulo regional do Curso de Formação Inicial dos Juízes do Trabalho.