EJUD16 realiza culminância geral do Programa TRT na Escola/TJC nesta quinta-feira

Data da Notícia   Qua, 08 de Novembro de 2017 01h39min
Usuário   Nenhum
 
 
Juíza Angelina, ao lado de Anícia, recepciona os estudantes

Juiz Paulo Fernando recebeu os alunos das escolas de São José de Ribamar

A Escola Judicial da 16ª Região (EJUD16) realiza, nesta quinta-feira (9/11), a culminância geral do Programa TRT na Escola/TJC, no Auditório Juiz Ari Rocha, às 9h, no prédio-sede do TRT-MA. No evento, os alunos das escolas parceiras do Programa vão apresentar os trabalhos produzidos sobre os temas desenvolvidos ao longo do ano, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, direitos trabalhistas, entre outros, por meio de dramatizações, recital de poesias, apresentações musicais e cordéis. 
Neste ano, o TRT na Escola/TJC tem 10 unidades escolares como parceiras. No primeiro momento, os professores passaram por um treinamento, realizado pela EJUD16, no Auditório do Fórum Astolfo Serra, no mês de abril. Na ocasião, foram repassadas aos professores noções básicas acerca de trabalho seguro, direitos trabalhistas, acessibilidade, mercado de trabalho, além de questões sobre trabalho escravo e infantil. O objetivo era capacitar os professores sobre esses temas para que pudessem dar início aos debates nas salas de aula. Na segunda etapa, a comitiva do TRT na Escola/TJC, composta por magistrados, servidores e estagiários, visitou os colégios para explicar aos alunos o objetivo do Programa, discutir sobre os temas levantados e tirar as dúvidas dos discentes. Cerca de mil estudantes, dos ensinos fundamental e médio, de escolas da capital e de São José de Ribamar, estiveram presentes nas visitas. 
Visitas ao Fórum Astolfo Serra -  nesta semana, de segunda-feira (6) até hoje (8), os alunos das unidades escolares parceiras do Programa TRT na Escola/TJC conheceram as dependências do Fórum Astolfo Serra, sede das sete varas do trabalho da capital. Na visita de segunda-feira, conduzida pela juíza substituta Angelina Moreira de Sousa Costa, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, e coordenadora do Programa; e pela servidora Anícia Ewerton, supervisora/secretária, os alunos tiveram a oportunidade de mergulhar na história do TRT-MA ao visitarem o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (Cemoc), localizado no térreo do Fórum. No Auditório, o coordenador chefe da seção de apoio da diretoria do Fórum, Durval Coelho Filho, ressaltou aos alunos a importância da Justiça do Trabalho e afirmou que os alunos seriam os futuros servidores e magistrados a darem continuidade ao trabalho desempenhado pelo Tribunal. Ainda, visitaram a Seção de Biblioteca e Gestão Documental (SBGD) e a Secção da Ordem dos Advogados do Maranhão instalada no Fórum. Após as visitas, os alunos puderam acompanhar e entender como são realizadas as audiências nas varas trabalhistas. Nesta quarta-feira (8), foi a vez dos alunos das escolas da rede pública de São José de Ribamar a visitarem o Fórum. A visita foi conduzida pelo juiz do trabalho Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da EJud16. 
 Relação de Escolas Parceiras do TRT na Escola/TJC 2017:
- UEB Senador Miguel Lins (SEMED/São Luís).
- UEB Maria Rocha (SEMED/São Luís).
- UEB Rubens Ferreira Rosa (SEMED/São Luís).
- C.E Profª Dayse Galvão de Sousa (SEDUC/MA).
- C.E José Justino Pereira (SEDUC/MA).
- C.E João Francisco Lisboa (SEDUC/MA).
- Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior (SEMED/São José de Ribamar).
- Escola Municipal Vila Operária (SEMED/São José de Ribamar). 
- Escola Municipal Miritiua (SEMED/São José de Ribamar).
- Centro de Ensino de Educação Especial Helena Antipoff.
TRT na Escola - desenvolvido em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012 e desde a primeira edição já teve a participação de 46 escolas, 634 professores e 16.622 estudantes. Entre os objetivos do Programa, estão o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho.
Redação: Lucas Ribeiro - estagiário de jornalismo
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante 

Notícia lida 406 vezes