Temas do Programa TRT na Escola/TJC são apresentados em culminâncias de  três escolas 

Data da Notícia   Qua, 25 de Outubro de 2017 10h02min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Juiz Gustavo em bate-papo com alunos da Escola Municipal Miritiua

Sala temática sobre segurança do trabalho montada pelos alunos da Escola Vila Operária

Dramatizações, cordel, musical, vídeos, recital de poesias, paródias, recitais e apresentações musicais sobre trabalho infantil, trabalho escravo, acessibilidade e segurança no trabalho foram as manifestações apresentadas em culminâncias realizadas pelas Escolas Municipais Miritiua e Vila Operária, ambas da rede de ensino de São José de Ribamar, e pela escola estadual Centro de Ensino José Justino Pereira, na Cidade Operária, em São Luís. As culminâncias, ocorreram, respectivamente, nos dias 9, 10 e 18 deste mês. As três escolas são parceiras do Programa TRT na Escola/TJC. O programa é coordenado pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16).
Escola Municipal Miritiua - a unidade de ensino fundamental localiza-se na avenida General Artur Carvalho, no bairro Miritiua. A professora Edilene Cardoso Dias abriu o evento, que reuniu 50 alunos e sete professores, além da equipe do TRT na Escola/TJC integrada pelo juiz do trabalho substituto Carlos Gustavo Brito Castro, da 3ª Vara do Trabalho de São Luís, e a servidora Anícia de Jesus Ewerton, supervisora e secretária do programa.
As atividades desenvolvidas pelos alunos abordaram a temática trabalho infantil e foram desenvolvidas por meio da dramatização "Criança não trabalha"; da exibição do vídeo "Tempo de Criança: Estudar e Brincar"; e da apresentação da poesia "Motivos que causam o trabalho"; bem como da música "Diga não ao trabalho infantil". Na oportunidade, o juiz Gustavo conversou com os estudantes a respeito dos temas trabalhados nas ações do TRT na Escola/TJC. O encerramento foi feito pela gestora Nadja Saraiva  Sousa.
Escola Municipal Vila Operária - a culminância ocorreu no turno vespertino e foi acompanhada por 200 alunos e dez pais, segundo Anícia. A gestora Maria Lúcia Reis abriu o evento, que reuniu trabalhos sobre trabalho infantil, trabalho escravo, acessibilidade e segurança do trabalho, os quais foram desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano. Os estudantes do 6º exibiram um vídeo sobre trabalho infantil; o 7º ano apresentou uma peça teatral e paródia retratando o trabalho escravo. Os alunos do 8º apresentaram um poema sobre acessibilidade, e o 9º ano focou no tema segurança do trabalho, por meio de cordel e paródia. Além disso, os estudantes realizaram um desfile temático e prepararam salas temáticas, que foram visitadas por Anícia.
Centro de Ensino José Justino Pereira - a escola estadual de ensino fundamental e médio situa-se na Cidade Operária, em São Luís. De acordo com Anícia, que acompanhou a culminância juntamente com a estagiária de Pedagogia da EJUD16 Lesley Hyorranna Rios Aguiar, o TRT na Escola/TJC foi acoplado a um programa maior da unidade de ensino  denominado "Projeto de Leitura: Aprendizagem X Criticidade", que tem como objetivo geral incentivar a prática de leitura e a formação de leitores e escritores proficientes, promovendo a discussão de temas relevantes, tais como violência contra a mulher, trabalho infantil e outros, para a formação de cidadãos conscientes.
A culminância, realizada no turno matutino, reuniu 400 alunos e 15 professores. O evento foi aberto pela gestora Vânia Maria de Oliveira, que agradeceu a presença da equipe do Programa do TRT na Escola/TJC. Os estudantes apresentaram musical, recital de poesia e dramatização com foco no trabalho infantil.
Após as apresentações, a servidora Anícia agradeceu e parabenizou a gestora, professores e alunos pela excelente manhã de trabalho, enfatizando que a cada visita e culminância é surpreendida com a dedicação e sutileza dos alunos ao trabalharem os temas propostos pelo programa.  
TRT na Escola/TJC - desenvolvido desde 2012 em parceria com a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), por meio do Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania); Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI); Ministério Público do Trabalho da 16ª Região (MPT16), escolas das redes pública e particular da capital e interior do Estado, faculdades, estudantes de Direito, o TRT na Escola/TJC tem como objetivos fomentar debates sobre trabalho escravo, trabalho infantil, mercado de trabalho para adolescentes e jovens, segurança no trabalho, acessibilidade, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho, estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho.
O programa ocorre em várias etapas, entre as quais, a de capacitação de professores e gestores; a de multiplicação dos conhecimentos junto aos alunos, nas salas de aula; visitas nas escolas, encerrando com a culminância geral, quando os alunos apresentam variados trabalhos sobre os temas debatidos.
Culminância geral - a programação final do TRT na Escola/TJC é a culminância geral, que reúne alunos, professores e gestores das escolas para apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes sobre os temas discutidos em sala de aula.

 

Notícia lida 439 vezes