EJUD16 realiza culminância geral do Programa TRT na Escola/TJC nesta sexta-feira (13/12)

Data da Notícia   Qui, 12 de Dezembro de 2019 09h56min
Usuário   Nenhum
 
 

A Escola Judicial (EJUD16) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) convidam para a Culminância Geral do Programa TRT na Escola/Trabalho, Justiça e Cidadania. O evento será realizado nesta sexta-feira (13), no Auditório Juiz Ari Rocha (prédio-sede do TRT-MA), a partir das 9h. Os alunos das escolas parceiras do Programa vão apresentar os trabalhos produzidos sobre os temas desenvolvidos ao longo do ano, tais como trabalho infantil, trabalho escravo, direitos trabalhistas, entre outros, por meio de dramatizações, recital de poesias, apresentações musicais e cordéis. 
Nesta edição de 2019, nove escolas estão participando, das quais, 4 municipais e 5 estaduais. As escolas municipais são as Unidades de Educação Básica (UEB) Jackson Lago, Professora Luzenir Mata Roma, Manuela Varela e Piancó. As estaduais são os Centros de Ensino (CE) Cidade Operária II, Paulo VI e Sagarana II e os Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena de São Luís e Unidade Plena Itaqui-Bacanga.
Esta é a terceira e última etapa do programa. Na fase inicial, os professores passaram por treinamento, realizado pela EJUD16, quando receberam noções básicas acerca de trabalho seguro, direitos trabalhistas, acessibilidade, mercado de trabalho, além de questões sobre trabalho escravo e infantil. O objetivo foi familiarizar os professores com os temas para que pudessem dar início aos debates nas salas de aula. 
Na segunda etapa, a comitiva do TRT na Escola/TJC, composta por magistrados, servidores e estagiários, visitou os colégios para fomentar o debate acerca das noções básicas de Direito do Trabalho, estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho, bem como para conscientizar as crianças e os adolescentes sobre seus direitos, dando ênfase aos temas trabalhados nas salas de aula, e esclarecer as dúvidas pendentes. 
TRT na Escola - desenvolvido em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (ANAMATRA), Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012. Entre os objetivos do Programa estão o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.
 

Notícia lida 596 vezes