EJUD16 inicia reciclagem anual para 1ª turma de agentes de segurança do TRT-MA 

Data da Notícia   Qui, 28 de Novembro de 2019 10h00min
Usuário   Nenhum
 
 
Rodrigo ministra oficinas sobre temas atuais para agentes de segurança do TRT-MA

Petrus também atualiza os agentes com técnicas específicas das atividades da área de segurança

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) iniciou, na manhã de segunda-feira (25), o curso de reciclagem anual para a 1ª turma dos agentes de segurança judiciária do TRT-MA. As oficinas estão sendo realizadas no Auditório da Escola, sob orientação dos agentes de segurança do TRT da 6ª Região (TRT-PE) Rodrigo Hazin do Nascimento e Petrus Barreto da Cunha.
Na programação do curso, oficinas com temas atuais para manter a qualidade dos serviços de segurança judiciária no Tribunal que tem jurisdição em todo o Maranhão. Além de temas específicos sobre as várias áreas de segurança em que os agentes atuam, os servidores também trocam experiências com os instrutores que desempenham suas atividades em outro TRT, e aproveitam, ao máximo, as novidades para fins de aplicar as atualizações na rotina de trabalho.
O agente Rogério Martins Melo fala que o processo é muito importante e contribui para o acúmulo de experiências. "A cada ano temos esse processo de formação continuada, que traz novidades sobre os temas de serviços de inteligência, segurança de dignitários, patrimonial, da informação e de pessoas, direção defensiva e outras áreas da especialidade em segurança, o que nos mantém sempre em dia com o que há de novo no mercado. Da mesma forma, podemos conhecer um pouco da realidade dos agentes de outras jurisdições, com a observância de situações reais que nos despertam a expertise de reação caso algo aconteça durante nosso expediente", afirmou.
A atividade consta no Plano Anual de Capacitação da EJUD16 do ano corrente, e está sendo ministrada em caráter teórico prático, trazendo a exposição de conteúdos em forma de palestras, e diálogos no auditório, bem como simulações, a fim de integrar o conhecimento à prática cotidiana. O secretário executivo da EJUD16, servidor Allan Carlos de Souza Marques, reiterou o compromisso da escola para com a formação dos Agentes de Segurança desta Justiça Trabalhista. "A Escola Judicial adotou todas as providências necessárias para dar início a esse treinamento, que é obrigatório, conforme estipula o parágrafo 1º do Artigo 5º da Resolução CSJT n.º 108/2012. E, mais uma vez, trouxemos profissionais de referência que atuarão nas duas turmas de formação, sendo que a 2ª turma está prevista para ser iniciada no dia 2 de dezembro, fazendo com que esta edição da capacitação seja, novamente, um grande sucesso, repetindo os feitos dos anos anteriores", ressaltou.
Teste de Aptidão Física (TAF) - os agentes ainda serão avaliados quanto à sua aptidão física no final do curso para fins de certificação. A avaliação confirmará se os agentes detêm a resistência muscular, cardiorrespiratória e flexibilidade mínimas para o exercício seguro de suas atividades, observando, também, a faixa etária. Essa fase acontece na próxima sexta-feira (29), na Pista de Atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O certificado contará com carga horária teórica e prática. 
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante. 

 

Notícia lida 592 vezes