TRT encerra inscrições para seleção de estágio

Data da Notícia   Sex, 12 de Janeiro de 2007 12h00min
Usuário  
 
 

A preocupação em se preparar para o ingresso no mercado de trabalho foi o que motivou centenas de estudantes a procurarem o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) para a seleção de estágio, encerrada nesta sexta-feira (12). Este ano o número de inscritos superou a demanda do ano passado, com cerca de 830 inscritos só para o ensino médio. Estão sendo oferecidas 41 vagas, sendo 15 para universitários do curso de Direito, 24 para alunos do ensino médio e duas para estudantes de curso Técnico em Enfermagem, além de cadastro de reserva.

“Meu filho está precisando trabalhar, se manter, ter uma profissão e me ajudar, porque o que ganho não dá”, disse Anacleudes Pereira, agente de trânsito, mãe de David Rafael Pereira dos Santos, 19 anos, estudante do 2º do Centro de Ensino Médio Alemanha (CEM-Alemanha). “Os pais devem preparar os filhos para o trabalho e para o mundo, para que tenham uma responsabilidade. O estágio do TRT é uma oportunidade que estão dando ao estudante”, acrescentou.

Este também é o caso da estudante do 2º ano do ensino médio do CEM- Cidade Operária, Célia Maria Silva Sá. Desempregada, com 36 anos de idade, ela aposta no estágio como uma carta de recomendação para o seu primeiro emprego. “Vou me aperfeiçoar para o mercado de trabalho e adquirir experiência”, finalizou.

Nas dependências do TRT, aguardando na fila com centenas de concorrentes, Domingos de Jesus Pinheiro, 28 anos, estudante da 2ª série do ensino médio do CEM-Cidade Operária I, observou que o estágio “é uma oportunidade que a vida está oferecendo para pessoas que moram em bairros mais carentes. Lá há pessoas capazes de mostrar seu potencial. O Tribunal deu essa oportunidade e a gente tem que aproveitar”, concluiu. Domingos de Jesus já foi vendedor lojista e está desempregado.

Provas

Os candidatos de nível médio farão prova no dia 29 deste mês e os universitários no dia 30, às 9 horas, no auditório juiz Ary Rocha, localizado no prédio-sede do TRT, com duração máxima de 3 horas. Os estudantes de ensino médio se submeterão à prova escrita com 30 questões objetivas de Língua Portuguesa; para técnico em enfermagem, serão 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de enfermagem e para os candidatos de nível superior, 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de conhecimentos específicos. A divulgação do resultado final está previsto para o dia 05 de fevereiro no site (www.trt16.gov.br) e no prédio-sede do Tribunal.

O TRT oferece bolsa mensal no valor de R$ 345,80 (nível superior) e R$ 192,85 (nível médio), a título de incentivo, para jornada semanal de 20 horas.

Os alunos do ensino médio e do curso técnico de enfermagem fizeram suas inscrições até as 12 horas desta sexta-feira na sede do Tribunal. Os universitários do curso de Direito, pela internet, no site do Tribunal, até as 17h30.

Legenda-foto: estudantes se inscrevem para seleção de estágio no TRT.

(WCS)

Notícia lida 880 vezes