EJUD16 debate Devido Processo Legal na Relação de Emprego 

Data da Notícia   Seg, 18 de Novembro de 2019 03h10min
Usuário   Nenhum
 
 
Juíza Sílvia destacou eficácia da cláusula do devido processo legal na relação de emprego

Magistrados, servidores, estagiários e estudantes participaram das discussões

Na manhã desta quinta-feira, 14 de novembro, a Escola Judicial da 16ª Região promoveu mais um evento relacionado com o tema Direito do Trabalho. O tema foi debatido pela juíza do trabalho substituta da 33ª Vara do Trabalho de Salvador (TRT-BA) e pós-doutora pela Universidade de Salamanca, Sílvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale, que esteve no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, quando ministrou a palestra “Devido Processo Legal na Relação de Emprego” para magistrados, servidores, estagiários e estudantes que prestigiaram o debate.
A palestrante discorreu sobre a eficácia dos direitos fundamentais de modo amplo e específico na relação privada de emprego, e a eficácia da cláusula do devido processo legal na relação de emprego. No debate, a magistrada externou seu ponto de vista acerca da relação de trabalho, especialmente nos casos de demissões.
"Quando o empregador demite por justa causa, ele tem que dizer, previamente, ao empregado os motivos que o levaram àquela decisão, para dar-lhe a possibilidade de defesa. Mas comumente, aqui no Brasil, se o empregado não ajuíza ação, ele nunca vai saber dos reais motivos, o que fere a transparência dessa relação. Outra coisa é que, mesmo quando não há justa causa para demissão, o ideal é que haja uma motivação com a observância do devido processo legal", afirmou.
Ainda sobre a observância do devido processo legal nas relações de emprego, Silvia falou sobre os direitos laborais inespecíficos e sobre a semelhante detenção de poder de entidades privadas, que fixam penalidades pecuniárias e aplicam sanções. "O artigo 462 da CLT diz que o empregado pode ter um desconto salarial com ato de dolo ou de culpa. E esta questão deve ser atualizada, porque quem diz que o empregado comete é o empregador, e quem aplica a penalidade também é o empregador. Passando então o empregador a ser o advogado, o promotor, o juiz e também o beneficiário, sem observância do devido processo legal", ressaltou.
O evento fez parte do plano anual de capacitação da EJUD16, e desta vez, dentre vários assuntos relevantes trazidos para o âmbito do TRT do Maranhão, foi dado espaço para o debate da necessidade de se observar a aplicação do princípio do devido processo legal ao processo administrativo, contribuindo para o Estado Democrático de Direito. 
Os participantes receberão certificados para o adicional de qualificação.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.

Notícia lida 202 vezes