VIII Semana do Servidor: Ejud16 realiza palestras sobre autoconhecimento e as problemáticas de dirigir sob efeito de álcool 

Data da Notícia   Ter, 29 de Outubro de 2019 03h28min
Usuário   Nenhum
 
 
Allan abriu o evento e disse que a Ejud16 manteve as temáticas qualidade de vida e crescimento pessoal

Cidinho destacou a importância da inteligência emocional e automotivação, entre outros aspectos

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16), em comemoração ao Dia do Servidor, deu início a programação de palestras e workshops voltados para os servidores do TRT-MA. Na manhã desta terça-feira (29), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins (Auditório da EJUD), foram promovidas as palestras "Seja Você Sua Melhor Versão" e "Álcool e Direção Não Combinam".  
Segundo o secretário da Ejud16, Allan Carlos de Souza Marques, neste ano, assim como na programação de 2018, a Escola Judicial manteve a tradição de realizar uma semana voltada à qualidade de vida e de temas importantes para o crescimento pessoal. "Pensamos esta semana de uma forma abrangente para que pudesse satisfazer a todos", completou em sua fala de abertura. 
Em seguida, o pedagogo e neurocoach Cidinho Marques abordou formas de resgate do potencial do indivíduo, na palestra "Seja Você a Sua Melhor Forma". De acordo com ele, o ser humano nasce com um potencial fantástico, mas a cultura e o meio onde as pessoas estão inseridas abafam e atrofiam essas particularidades. "No momento, estamos todos vivendo em uma sociedade que nos pressiona com metas, compromissos, sucesso e, também, com o dinheiro. Além disso, com o advento das redes sociais na internet essa pressão aumentou exponencialmente", afirmou. 
O pedagogo questionou os presentes sobre o quê é a felicidade e o quê fazer para ser feliz. Os servidores compartilharam suas visões sobre tal sentimento e as maneiras de conquistá-lo. Após esse momento, o palestrante apresentou formas de como regatar a paz interior, de como construir sua inteligência emocional e de desenvolver os seus potenciais para, assim, alcançar uma versão melhor de si mesmo.  
Se for dirigir, não beba
De acordo com o Relatório Global sobre Álcool e Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), 28% das mortes ocorridas no trânsito, em 2016, foram atribuídas ao consumo de álcool. No Brasil, o percentual de acidentes no trânsito oriundos da ingestão de álcool corresponde a 36,7% e 23%, envolvendo homens e mulheres, respectivamente.
Em vista da problemática, a segunda palestra da terça-feira abordou os riscos de se dirigir sob efeito de álcool. O tecnólogo em segurança no trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), Ilber Gleid Borralho dos Santos, proferiu a palestra "Álcool e Direção Não Combinam". No início, Ilber dos Santos conceituou o que é trânsito, mas destacou que o conceito não afirma que ele deve ser seguro. "É por isso que existem os códigos que regulamentam o transito nos estados do Brasil, para proteger a todos", afirmou.
O palestrante também afirmou que, embora haja um grande debate em relação ao tema nos últimos anos, ainda falta consciência por parte dos cidadãos. "Nos acidentes que ocorrem, geralmente falamos que o veículo matou o cidadão, mas quem mata somos nós, que tomamos atitudes erradas", explicou. 
Métodos para prevenir possíveis tragédias também foram repassados, como alguns aspectos da direção defensiva, além da problematização do uso dos celulares no trânsito, excesso de velocidade e a falta de equipamentos obrigatórios, como, por exemplo, o capacete.      
Programação de amanhã (30)
Nesta quarta-feira, a VIII Semana do Servidor promovida pela Ejud16 terá seu ultimo dia de programação. A partir das 9h, o empresário Rafael Telles irá ministrar o workshop "Introdução à PNL: desvendando o cérebro para obter resultados". Em seguida, será a vez do coloproctologista Flávio Roberto, que vai proferir a palestra "Hábitos e Vida Saudável".
O evento está sendo realizado no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins (Auditório da EJUD), 1º andar do prédio-sede do Tribunal. Cada palestra e workshop realizado equivale a 1 hora de carga horária para o Adicional de Qualificação (AQ) dos inscritos.
Mais informações podem ser obtidas na Escola Judicial pelos telefones (98) 2109-9390 e 2109-9430.
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.
 

Notícia lida 259 vezes