EJUD16 inicia visitas às escolas participantes do Programa TRT na Escola

Data da Notícia   Qua, 10 de Outubro de 2018 10h29min
Usuário   Nenhum
 
 
Juiz Paulo Fernando fala aos alunos do IEMA Bacabeira.

Aluna da UEB Pedro Marcosini Bertol interage com o juiz Paulo Fernando durante a visita do TRT na Escola.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16) iniciou, na última quinta-feira (4), mais uma etapa do Programa TRT na Escola. Voltada ao público escolar, a iniciativa visa a facilitar o debate sobre noções básicas de combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil, assim como de estímulo ao trabalho seguro. 
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade de Bacabeira, foi a primeira instituição a receber a visita nesta edição de 2018 do TRT na Escola. O juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, coordenador da Comissão do TRT na Escola, acompanhado dos servidores Amanda Pereira Silva (secretária/supervisora) e Gustavo Napoleão Paiva Araújo, falou aos alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio sobre os temas trabalhados no Programa. Na oportunidade, o juiz Paulo Fernando falou um pouco sobre idade mínima para trabalho, limitações ao trabalho noturno, perigoso e insalubre, penalidades para o trabalho escravo e exigências para o trabalho seguro. E os alunos aproveitaram para esclarecer várias dúvidas, dentre as quais o processo de aprovação de uma lei trabalhista, os fundamentos da Lei nº 13.467/2017 (Reforma Trabalhista) e os motivos para redesignação de uma audiência. 
A direção do IEMA Bacabeira tomou a iniciativa de formar uma comissão de alunos para aplicação dos temas em sala de aula, em incentivo ao Programa, o que tornou a visita mais produtiva, superando as expectativas.
A segunda visita foi realizada, nesta segunda-feira (8/10), na Unidade de Ensino Básico (UEB) Pedro Marcosini Bertol, localizada no bairro do Jaracaty, em São Luís, direcionada a alunos do Ensino Fundamental Menor. Na ocasião, o juiz Paulo Fernando expôs os assuntos do Programa de forma divertida, interagindo diretamente com os alunos e expondo as temáticas por meio de perguntas e respostas. Questionado sobre o trabalho infantil como alternativa à prática de crimes, o magistrado ressaltou a importância dos estudos para a plena formação da criança e do adolescente, e completou: "Deve-se trabalhar, sim, desde que observados os requisitos previstos em lei, a começar pela idade mínima para o trabalho, que é a partir dos 16 anos, salvo se o contrato for de aprendizagem, que é a partir dos 14 anos". As crianças ainda levantaram questões como o que é o trabalho infantil, se é possível um empregado virar empregador e se as empresas são obrigadas a contratar aprendizes. Também expuseram casos concretos de crianças trabalhando em borracharias e lava jatos, questionando o juiz sobre a proibição para a realização tais trabalhos.  
Na manhã desta terça-feira (9/10), o debate foi realizado na Escola Rosália Freire, no bairro do Anjo da Guarda, onde os alunos também tiveram a chance de perguntar e terem suas dúvidas sanadas pelo coordenador do TRT na Escola.
A programação seguirá com visitas à Escola Vinicius de Moraes, no Jardim Eldorado, em São Luís, na quarta-feira (10/10), e no IEMA de São José de Ribamar, na quinta-feira (11/11).
TRT na Escola - desenvolvido em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania) da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI) e Ministério Público do Trabalho (MPT), o Programa TRT na Escola foi iniciado em 2012, tendo como objetivos o fomento de debates sobre o trabalho escravo, o trabalho infantil e trabalho seguro, bem como a disseminação de informações sobre direitos trabalhistas, com noções básicas de Direito do Trabalho.

Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo).
Revisão: Rosemary Araujo (CONRERP/6ª Região nº 1.086).

 

Notícia lida 482 vezes