EJUD16 promove curso e-Gestão para assessores e servidores de unidades jurídicas do TRT-MA

Data da Notícia   Qua, 21 de Março de 2018 03h13min
Usuário   Gisélia Castro
 
 
Noredim Ribeiro Neto (dir.) e Gutemberg Santos (esq.) destacaram importância da inserção de dados no sistema e-Gestão

Servidores melhoraram prática de utilização do sistema e-Gestão durante o curso

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (EJUD16)  realizou nos dias 19 e 20 de março, o curso "E-Gestão 2º Grau: efeitos nos indicadores e metas do TRT-MA" para assessores de Gabinetes de Desembargadores e servidores das Secretarias do Pleno e Judiciária, Coordenadoria de Recursos e Jurisprudência e Assessoria Jurídica da Presidência (Recurso de Revista). Com carga horária de 16h, o curso foi ministrado pelo secretário-geral da Presidência, Noredim Oliveira Reuter Ribeiro Neto, e pelo servidor Gutemberg Pereira Vidal Santos, do Setor de Apoio ao PJe (Processo Judicial Eletrônico).
Melhorar a inserção de dados no Sistema e-Gestão para a geração de informações seguras bem como corrigir inconsistências relativas ao andamento do processo trabalhista eletrônico e do processo físico no sistema foram alguns dos objetivos do curso.  De acordo com Noredim Ribeiro Neto, essas lacunas repercutem nos dados estatísticos de produtividade da segunda instância da Justiça do Trabalho no Maranhão. Os dados são compilados mensalmente e enviados para a base central de estatística do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A identificação e resolução do problema poderá repercutir de modo positivo nos indicadores e metas do TRT da 16ª Região, conforme explicou o secretário-geral da Presidência.
Durante o curso, os servidores entraram no sistema e-Gestão para compreender o funcionamento da ferramenta, acompanhar o fluxo de tarefas, experimentar as abas de movimentação, acessar o manual do e-Gestão, entre outras atividades. Aperfeiçoaram também a técnica de preparação de relatórios no e-Gestão para controle e análise de pendências de movimentação processual. 
De acordo com Noredim, o curso foi uma oportunidade para aperfeiçoar e uniformizar a rotina de trabalho no e-Gestão e também para troca de experiências e interpretações coletivas do sistema a partir da realidade de cada Gabinete e de cada unidade judiciária. 
Um dos itens analisados foi o relatório que espelha o número de processos baixados na segunda instância, ou seja, processos julgados e remetidos à Vara do Trabalho ou à instância superior, conforme o caso. O não registro da realização dos atos processuais no e-Gestão tem impacto direto no indicador denominado Índice de Tempo Médio de Duração do Processo na segunda instância. "Registrar corretamente o ato processual no sistema é tão importante quanto realizá-lo porque garante confiabilidade aos dados estatísticos", afirma Aline Cristina Sales Lobato, coordenadora de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa do TRT-MA. Argumento semelhante foi pontuado por Gutemberg Santos para os participantes do curso. "A falta de um dado impacta no cálculo mensal dos processos baixados", destacou.
 

Notícia lida 1008 vezes