Escola Judicial do TRT-MA realiza segundo módulo do curso sobre "Reforma Trabalhista" 

Data da Notícia   Sex, 02 de Março de 2018 03h06min
Usuário   Nenhum
 
 
Paulo Mont'Alverne destacou principais mudanças na CLT referentes ao direito individual

Assistentes de desembargadores e de juízes das VTs da capital são o público-alvo do treinamento

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região  realizou na manhã de sexta-feira (2/3), no Auditório "Professora Maria da Graça Jorge Martins", mais uma etapa do curso presencial sobre "Reforma  Trabalhista", com o módulo sobre "Direito Individual" ministrado pelo juiz Paulo Mont'Alverne Frota, titular da 7ª Vara do Trabalho de São Luís. O treinamento tem como público-alvo assistentes de desembargadores e de juízes das varas do trabalho da capital.
O juiz Paulo Mont'Alverne abordou as especificidades do direito individual do trabalho, destacando as mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), conforme a reforma trabalhista aprovada na Lei nº 13.467/2017, que influenciam diretamente no âmbito da saúde e segurança do trabalhador. Segundo a Lei nº 13.467, que está em vigor desde novembro do ano passado, uma das principais mudanças refere-se à insalubridade para gestantes e lactantes que agora poderão exercer atividades laborais insalubres nos graus mínimo e médio e só terão previsão de afastamento se o trabalho insalubre for considerado de grau máximo, e com apresentação de atestado médico. Outra alteração importante está no intervalo da amamentação que agora deverá ser acordado previamente entre funcionária e empregador.
Na ocasião, o juiz Paulo Mont'Alverne enalteceu a importância da atuação da Justiça do Trabalho e a tutela sobre os jurisdicionados no intuito do correto cumprimento da lei. Segundo o magistrado, há uma preocupação no sentido de a reforma trabalhista atender aos princípios constitucionais sempre respeitando os direitos sociais trabalhistas.
Ele também disse que, com as alterações na CLT, foi estabelecida uma nova modalidade de trabalho que é o trabalho intermitente ou prestação de serviços não contínuos. O artigo 452-A estabelece que a empresa contrate  funcionários em regime intercalado ou apenas enquanto precisar dos serviços do mesmo, o que significa que o trabalhador pode vir a ganhar menos que o salário mínimo previsto na Constituição Federal. 
Outra questão da reforma abordada pelo magistrado foi a terceirização. De acordo com Mont'Alverne, a grande novidade é a possibilidade de terceirização da própria atividade fim da empresa, "o que pode ser uma porta aberta para a precarização do emprego", observou. 
Ele falou, ainda, sobre a jornada de trabalho de 12x36 horas e as alterações ensejadoras de redução de direitos dos trabalhadores submetidos a esse sistema, sobretudo os da área de saúde.
Curso  - o curso prossegue no dia 9  de março, no horário das 8h às 12h, com o terceiro módulo que será ministrado pela juíza do trabalho substituta da 7ª VT de São Luís Gabrielle Amado Boumann. A magistrada vai falar sobre tema "processo judicial", que envolve questões relacionadas à rescisão de contrato de trabalho, sucessão patrimonial e dano extra patrimonial, entre outras.  
A capacitação vai contar 15 horas para o Adicional de Qualificação (AQ).
Redação: Nanajade Rinaldi
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante    

Notícia lida 551 vezes