Diretor da EJUD16 abre 8ª Semana de Formação de Magistrados

Data da Notícia   Ter, 29 de Agosto de 2017 01h59min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Desembargador Gerson de Oliveira, entre os juízes Paulo e Rodrigo, abre a 8ª SFM, destacando o debate sobre a reforma trabalhista

8ª SFM reúne magistrados até sexta-feira (1/9)

O desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região  (EJUD16), abriu a 8ª Semana de Formação de Magistrados (8ª SFM) na manhã desta terça-feira (29), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do TRT. O desembargador falou do contentamento em renovar o encontro com os magistrados trabalhistas, destacando a relevância da capacitação e aperfeiçoamento dos juízes.
Gerson de Oliveira destacou ainda a importância do tema escolhido que é a reforma trabalhista, que vai ser amplamente debatido durante a semana. O desembargador observou que a reforma recém aprovada vai entrar em vigor em novembro deste ano, o que levou a EJUD16 a optar por reunir palestrantes para discutir o tema, e atualizar o corpo de magistrados do TRT. Ele ressaltou a iniciativa dos juízes Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes  e Paulo Mont'Alverne Frota, titulares, das 2ª e 7ª Varas do Trabalho de São Luís, respectivamente, que estão ministrando um curso sobre a reforma trabalhista na Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª região (AMATRA XVI).
O desembargador Gerson também compartilhou informações sobre propostas de capacitações que estão em tratativas pela EJUD16. Ele informou que até o próximo 6 de setembro estará assinando convênio com a Universidade Federal do Maranhão para um curso de pós-graduação em Direito Processual do Trabalho. O desembargador falou ainda de um termo de cooperação que está sendo acertado com a Universidade de Salamanca, na Espanha, visando à realização de um curso de especialização em Direito do Trabalho, semipresencial, com carga horária de 360 horas, voltado para magistrados e assessores, além de ter ressaltado que a EJUD16 também está, neste segundo semestre, investindo na capacitação de assessores dos magistrados.
O coordenador da EJUD16, Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, juiz do trabalho substituto da 5ª Vara do Trabalho de São Luís, passou alguns informes aos participantes e esclareceu sobre a antecipação do treinamento de conciliadores para atuação no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (CEJUSC-JT). Paulo explicou que o curso foi antecipado por conta da agenda da ministrante do treinamento, a juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva, titular da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, e coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT da 18ª Região. Ela vai ministrar o curso "Novos Paradigmas da Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho" na programação de quinta-feira (31/8). A antecipação também atende à solicitação de magistrados lotados em varas do trabalho no interior que manifestaram interesse em participar do treinamento, bem como levou em consideração a perspectiva de instalação do CEJUSC no Fórum Trabalhista de Imperatriz até o próximo ano.
Na sequência, o juiz Rodrigo Dias da Fonseca, titular da 1ª Vara do Trabalho de Itumbiara do TRT da 18ª Região, professor e coordenador do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), deu início à palestra Aspectos Materiais da Reforma Trabalhista.
8ª SFM: Com 32 horas de carga horária certificada, o evento é dirigido a desembargadores do Tribunal e juízes titulares e substitutos das Varas do Trabalho da 16ª Região, o evento integra a programação de formação continuada de magistrados, conforme as Resoluções 01/2008 e 09/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).  E tem como objetivos proporcionar aos magistrados formação profissional tecnicamente adequada, eticamente humanizada, voltada para a defesa dos princípios do Estado Democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos. A 8ª SFM vai ser encerrada na sexta-feira, 1º de setembro.

PROGRAMAÇÃO

29 de agosto
A programação deste primeiro dia prossegue à tarde, a partir das 14h, com a palestra Aspectos Materiais da Reforma Trabalhista.

30 de agosto
8h15 - Palestra: Aspectos Processuais na Reforma Trabalhista - Roberta Corrêa de Araújo, juíza titular da 14ª Vara do Trabalho do Recife, e coordenadora da Escola Judicial do TRT da 6ª Região; mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco; pós-graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Católica de Pernambuco; autora de vários livros.
14h - Palestra: Aspectos Processuais na Reforma Trabalhista.

31 de agosto
8h15 - Palestra: Novos Paradigmas da Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho - Wanda Lúcia Ramos da Silva, juíza titular da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, e coordenadora pedagógica da Escola Judicial do TRT da 18ª Região.
14h - Palestra: Novos Paradigmas da Conciliação e Mediação na Justiça do Trabalho.
17h - Oficina de Gestão Estratégica: Marcos Antônio de Souza Silva, especialista em Estatística e mestre em Matemática (UFMA); e Rosely Belo Ribeiro Vieira, especialista em Educação a Distância e em Formação na Administração Pública; servidores lotados na Coordenação de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa (CGEEP) do TRT-MA.

1º de setembro
8h15 - Palestra: Princípios e Reforma Trabalhista: a atuação do Juiz do Trabalho - Otávio Amaral Calvet, juiz titular da 11ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro; mestre e doutor em Direito (PUC/SP); professor do Complexo de Ensino Renato Saraiva.
12h - Encerramento.

 

Notícia lida 622 vezes