TRT-MA debate problemáticas das novas tecnologias no workshop "Black Mirror e Direitos Fundamentais"

Data da Notícia   Ter, 08 de Agosto de 2017 01h25min
Usuário   Nenhum
 
 
Desembargador James Magno abriu o evento; em seguida, falou sobre "Momento Waldo"

Juízes do trabalho e procurador do Estado analisaram temas abordados em Black Mirror

O debate sobre as problemáticas decorrentes dos excessos no uso das novas tecnologias foi realizado na tarde dessa segunda-feira (7), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, no prédio sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA),  durante o workshop "Black Mirror e Direitos Fundamentais".
Idealizado pelo Gabinete da Presidência, e realizado em parceria com a Escola Judicial, como parte do  projeto "Direito, Café e Cidadania", o evento propôs a reflexão, sob o viés do Judiciário, a respeito dos efeitos das tecnologias e mídias sociais no cotidiano das pessoas, a partir de temas apresentados na série de televisão britânica Black Mirror.
O presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, abriu o evento destacando as influências e transformações provocadas pelas tecnologias nos dias atuais e ao longo dos anos, tecendo paralelos com questões do Judiciário. Ainda, ressaltou a importância de se pensar o Direito em sua função social de proteger a sociedade.
Cinco expositores analisaram, cada um deles, um episódio específico da série, destacando a trama, as personagens e expondo as problemáticas trazidas pelas narrativas. Questões como o ódio nas redes sociais, a manipulação e a alienação promovidas pela mídia, o isolamento e a falta de interação social causados pelos aparelhos eletrônicos, além das ferramentas de controle social, foram uns dos muitos tópicos levantados pelos expositores.
A primeira análise Mídia e formação de opinião em 'Momento Waldo', foi apresentada pelo desembargador James Magno. Trata-se do terceiro episódio da segunda temporada e um dos mais comentados, que aborda a manipulação e a alienação promovidas pela mídia; A superficialidade do tecido afetivo e '15 milhões de méritos', uma análise do segundo episódio da primeira temporada, apresentada pelo titular da Vara do Trabalho de Pinheiro, juiz Érico Renato Serra Cordeiro, chamando a atenção para o isolamento social provocado pelo uso das redes sociais. O episódio "Toda a sua história" foi o foco da apresentação da juíza do trabalho substituta da 7ª Vara do Trabalho de São Luís, Gabrielle Amado Boumann, em Liberdade e direito à intimidade em 'toda a sua história', cuja discussão trata da invasão de privacidade . Na análise que tinha como tema 'Engenharia reversa' e a máscara ideológica como instrumento legitimador do domínio social,  feita pelo juiz do trabalho substituto do TRT da 6ª Região (TRT-PE) Rodrigo Samico Carneiro, o quinto episódio da terceira temporada foi explorado. O magistrado falou sobre as ferramentas de controle social. Finalizando, o procurador do Estado do Maranhão Bruno Tomé Fonseca apresentou Amor e ódio nas redes sociais: 'os odiados da nação', baseado no episódio "Odiados pela Nação" da terceira temporada, que trata do ódio perpetrado pelas pessoas nas redes sociais.
"Black Mirror", série que foi tema do workshop, é uma produção britânica de ficção científica que aborda em suas narrativas, de forma obscura e satírica, as consequências do uso das tecnologias na sociedade moderna. O seriado, criado por Charlie Brooker, foi lançado em 2011 pela emissora Channel 4, no Reino Unido. Em 2015, "Black Mirror" tornou-se parte do catálogo de produções da Netflix e vem sendo exibida desde então pelo serviço de streaming.  
 

Redação: Lucas Ribeiro - Estagiário de Jornalismo
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante

Notícia lida 621 vezes