TRT-MA abre inscrições para workshop "Black Mirror e Direitos Fundamentais"

Data da Notícia   Ter, 01 de Agosto de 2017 03h03min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 

Com a proposta de discutir questões relacionadas ao efeito das tecnologias e mídias sociais na vida das pessoas, a partir da ótica do Judiciário, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (4/8), no Portal da Escola Judicial (EJUD16), em Cursos: Inscrições Abertas,  para o workshop "Black Mirror e Direitos Fundamentais". As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.  
Dirigido a magistrados, servidores e o público em geral, o evento é uma atividade do Projeto "Direito, Café e Cidadania", idealizado pelo Gabinete da Presidência, com realização em parceria com a Escola Judicial. O workshop vai ser realizado no dia 7 deste mês, das 15h às 18h, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, localizado no 1º andar do prédio-sede do TRT.
Black Mirror é uma série de televisão britânica de ficção científica que aborda temas da sociedade moderna, com foco no uso das novas tecnologias. Criada pelo roteirista e comentarista britânico Charlie Brooker, a série foi lançada em 2011, pela emissora Channel 4, no Reino Unido, e atualmente é exibida pela Netflix. Para o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, a série é muito comentada porque faz uma reflexão sobre o uso da tecnologia e a dependência que a humanidade está criando dela. "A relação da série com liberdades civis e políticas é inevitável. E o Direito tem um papel essencial nessa proteção e tutela de direitos", salientou.
Workshop - a abertura será feita pelo desembargador James Magno. Na sequência, haverá apresentação do procurador do Estado do Maranhão Bruno Tomé Fonseca, com a abordagem do tema Amor e ódio nas redes sociais: 'os odiados da nação'. o juiz Auxiliar da Presidência do TRT-MA e titular da Vara do Trabalho de Bacabal, Bruno de Carvalho Motejunas, vai apresentar a temática O real e o líquido no século XXI: as vitrines do mundo digital em 'queda livre'. O titular da Vara do Trabalho de Pinheiro, juiz Érico Érico Renato Serra Cordeiro vai falar sobre A superficialidade do tecido afetivo e '15 milhões de méritos'.
A juíza do trabalho substituta da 7ª Vara do Trabalho de São Luís Gabrielle Amado Boumann apresentará o tema Liberdade e direito à intimidade em 'toda a sua história'. O desembargador James Magno vai falar sobre Mídia e formação de opinião em 'Momento Waldo', um dos episódios mais comentados da série. Fechando o debate, o juiz do trabalho substituto do TRT da 6ª Região (TRT-PE) Rodrigo Samico Carneiro apresentará o tema 'Engenharia reversa' e a máscara ideológica como instrumento legitimador do domínio social.
Mais informações sobre o evento pelo telefone (98) 2109 9390 ou email escolajudicial@trt16.jus.br
 

Notícia lida 1291 vezes