Comissão constituída pelo Conematra para formatar curso de formação de conciliadores define plano de trabalho

Data da Notícia   Seg, 19 de Junho de 2017 02h31min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Comissão fez estudos e vai apresentar plano de curso na próxima assembleia do Conematra

A Comissão responsável pela formatação de um curso de formação de conciliadores que atuam nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) da Justiça do Trabalho, a partir do estudo das propostas pedagógicas e conteúdos formativos de cursos existentes em alguns Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) no país, se reuniu no dia 6 de junho, na sede da Escola Judicial do TRT da 4ª Região (Rio Grande do Sul), e definiu um plano de curso, que será apresentado na próxima Assembleia do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra), prevista para 3 de julho deste ano, em Goiânia, oportunidade em que será votado pelo conselho. Em caso de aprovação, o curso será  implantado no âmbito de todas as Escolas Judiciais (EJUDs). A Comissão foi constituída durante a 53ª Assembleia do Conematra, que ocorreu no mês de maio deste ano, em Brasília, onde o tema foi discutido.
A proposta é padronizar uma formação que atenda ao disposto na Resolução do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nº 174/2016, que criou a obrigatoriedade de manutenção de Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT) em todos os TRTs. Os diretores e coordenadores pedagógicos das EJUDs abraçaram a ideia e esperam que os cursos sejam implantados o mais rápido possível. Todos os cursos serão certificados pelas escolas judiciais. Para isso, deverão possuir uma avaliação pedagógica como condição para uma certificação e como forma de avaliar a performance de cada conciliador.
Comissão - a comissão nomeada pelo Conematra tem como integrantes o juiz do trabalho substituto do TRT do Maranhão e coordenador da EJUD16, Paulo Fernando da Silva Santos Júnior; Wanda Lúcia Ramos da Silva, juíza titular da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia (TRT-GO); Leandro Krebs Gonçalves, juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (TRT-RS); e o juiz do trabalho substituto do TRT da 19ª Região (TRT-AL) Flávio Luiz da Costa; bem como as desembargadoras do TRT15 (Campinas) Ana Paula Pellegrina Lockmann e Maria Inês Targa; e a juíza Maria Raquel Ferraz Valentin, titular da 5ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora (TRT-MG), que ingressaram como interessadas.

Com informações do CSJT.

 

Notícia lida 343 vezes