Palestra sobre comunicação interna encerra 6ª Semana do Servidor

Data da Notícia   Sex, 19 de Maio de 2017 02h48min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Professora Éllida conduziu discussão sobre comunicação interna

Servidores participaram de dinâmicas e exercícios

"A Comunicação interna: importância, processos e resultados" foi o tema da palestra apresentada pela professora doutora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Éllida Neiva Guedes, na manhã desta sexta-feira (19/5), na programação de encerramento da 6ª Semana do Servidor. Realizada pela Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Ejud16), a semana foi iniciada na terça-feira (16), no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do Tribunal.
Com uma abordagem teórica e prática, a palestra discutiu a comunicação interna a partir da perspectiva do servidor, público-alvo do treinamento, cuja perspectiva é diferente daquela do profissional de comunicação, que é o responsável pelo planejamento da comunicação interna nas organizações.
A professora Éllida apresentou conceitos sobre comunicação, como se processa, de modo geral, na vida das pessoas, e depois direcionou para a discussão da comunicação interna, até chegar aos fatores individuais que afetam esse processo, de modo a levar os servidores a refletirem sobre as questões: "como eu me comporto nesse processo"? "como eu me vejo nesse processo"? "como eu posso contribuir para que a comunicação interna do Tribunal possa fluir de uma maneira mais tranquila"?
Éllida aplicou dinâmicas e exercícios a fim de demonstrar o funcionamento dos processos de comunicação. Depois, foram analisados o comportamento nas dinâmicas. Também houve apresentação de vídeos abordando a temática.
Segundo Éllida, a intenção foi provocar uma reflexão individual considerando que os participantes não são profissionais da área de comunicação. "Foi um momento para reflexão, de provocação", reiterou.  Durante a palestra, foram criados momentos de interação, em que os servidores tiveram espaço para falarem de suas perspectivas, pontos de vista. E, no decorrer de todo o processo,  se transformou num exercício, como ressaltou a professora.
Palestrante - Éllida Neiva Guedes é professora de Relações Públicas da UFMA; mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra.
6ª Semana do Servidor - a programação incluiu treinamento sobre o Sistema Unificado de Administração de Processos (SUAP), que foi ministrado na Sala de Treinamento de Informática, no 1º andar do prédio do TRT. O evento integra a programação de capacitação de servidores do TRT-MA tanto da capital quanto das varas trabalhistas do interior do Estado, e ocorre semestralmente.

Notícia lida 291 vezes