7ª SFM: Presidente do TRT-MA fala sobre a relação de magistratura e mídia

Data da Notícia   Qui, 18 de Maio de 2017 03h07min
Usuário   Suely Cavalcante
 
 
Desembargador James Magno, entre os desembargadores Gerson de Olveira, diretor da EJUD16, e Américo Bedê

Juízes do trabalho titulares e substitutos de varas trabalho do Marnhão

Ao proferir a palestra "Magistratura e mídia no Século XXI: uma estranha relação de desconfiança" na manhã desta quarta-feira (17), na programação da 7ª Semana de Formação de Magistrados, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) e do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (COLEPRECOR), desembargador James Magno Araújo Farias, disse que o trato com os meios de comunicação é fundamental para dar ao Poder Judiciário a transparência exigida para ser respeitado como guardião dos direitos sociais e fundamentais. "Há necessidade de trocar experiências e ideias que levem a um ponto de equilíbrio no relacionamento com a mídia, que no pano de fundo, tem a comunidade como polo diretamente interessado".
Porém, entende que o Judiciário e a mídia ainda se olham com desconfiança, talvez por resquícios de anos de temor e indiferença. Por outro, também existe a dificuldade que profissionais da mídia têm "em lidar com termos técnicos para escrever suas matérias, tentando entender a complexa estrutura hierárquica da máquina judiciária, além do próprio sistema processual, com termos, palavras e expressões bem próprias, e do uso do latim".
Para James Magno, o magistrado na pós-modernidade deve ser transparente, independente, absolutamente imparcial e acessível. Ele ressaltou que após a Constituição Federal da República de 1988, o Poder Judiciário teve de assumir seu verdadeiro poder de decidir litígios sociais e até mesmo os impasses institucionais surgidos entre os poderes. A mudança conduziu à transformação de postura do magistrado que deve estar atento às mudanças na sociedade, e acompanhar os avanços, como por exemplo, lidar com a difusão de informações, que ocorre de forma de instantânea, por meio das redes sociais e portais na internet.
O desembargador acredita numa convivência harmônica com a mídia, gerando resultados positivos para ambos os lados e para a sociedade, e vê como uma das formas de melhorar esse relacionamento a profissionalização das assessorias de comunicação dos tribunais, com a qualificação permanente dos profissionais, uma vez que cabe aos profissionais das assessorias promover a intermediação entre os dois segmentos.
Também sugere a realização de treinamentos de magistrados, por meio de midia training, a fim de prepará-los  para utilizar os espaços midiáticos da melhor forma possível, estabelecendo um relacionamento harmonioso com os profissionais da comunicação, evitando a exposição e saturação midiática. Ele defende,ainda, a transparência nas informações repassada aos meios de comunicação; e a utilização de canais diretos e próprios de divulgação judiciária.
7ª SFM - a palestra abriu o segundo dia da 7ª Semana de Formação de Magistrados, promovido pela Escola Judicial (EJUD) do TRT-MA, no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins. Na mesa de honra, também estavam o diretor da EJUD16, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, que fez a saudação ao palestrante; e o desembargador Américo Bedê Freire, decano do TRT-MA. A programação da 7ª SFM será encerrada nesta sexta-feira (19/5). O evento está ocorrendo paralelamente à 6ª Semana de Servidor e 4ª Semana de Extensão em São Luís, esta última para servidores das VTs de Barreirinhas, Chapadinha e Pinheiro.

Notícia lida 402 vezes